segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

JUVENIS 10ª Jornada: CASA BENFICA VISEU, 5 - Tabuaço, 2

Excelente vitória dos nossos juvenis, abrilhantada pelos grandes jogadores que o Tabuaço possui. Começando praticamente a perder, estivemos sempre em busca de um futsal positivo, chegando ao empate pouco depois por João Souto. No entanto numa falha defensiva consentimos o 1-2, mas ainda tivemos vontade para empatar o jogo antes do intervalo através de F.Miguel. A 2ª parte começa praticamente com o nosso 3º golo por João Souto. Dando depois a iniciativa ao Tabuaço que possui jogadores muito rápidos, procurávamos em ataques rápidos chegar ao golo e foi numa bola parada que F.Miguel faz o 4-2. Como na 1ª volta tínhamos perdido por 5-2, a diferença de 3 golos no resultado deste jogo era um objectivo que nesta altura poderíamos assegurar e assim num bom remate Miguel faz o 5-2, resultado com que chegou o fim do jogo, muito justo. Da arbitragem apenas dizer que só se deu conta que lá estavam quando foram "obrigados" a mostrar 1 cartão amarelo para cada equipa em cortes de jogadas perigosas e quando assim é estão de parabéns os Srs árbitros e o futsal.

CASA BENFICA VISEU: Ricardo, Paulo André, João Souto, F.Miguel, Márcio, Carlos, Rafael, Alexandre, Miguel, Diogo, Zé Henrique.

MARCADORES: F.Miguel-2, João Souto-2 e Miguel

JUNIORES 9ª Jornada C B M.Beira, 4 - CASA BENFICA VISEU, 3

Num jogo em que nada mudaria a classificação, pois era o nosso ultimo jogo da época, em que ficaremos em 2º lugar, lugar honroso mas que não nos satisfaz. Embora a motivação já não fosse a melhor, ninguém gosta de perder, mas este jogo foi mais uma vez o espelho do campeonato. Os Srs do apito teimam em ser os protagonistas do jogo. Infelizmente a maior parte dos árbitros do nosso futsal (salvo honrosas excepções) estão muito mal preparados e não têm condições para serem juízes e muito menos em futsal de formação. Queremos acreditar que seja mesmo falta de geito para a função, mas tecnicamente há uma grande disparidade de critérios de árbitro para árbitro estando a sabor da maré de cada um tão dispares são os critérios sobre lances semelhantes. Realmente neste nosso futsal, a maior parte dos árbitros são os elos mais fracos tornando cada jogo uma lotaria. Além da parte técnica há alguns árbitros que tendo o poder no apito gostam de abusar e sentem-se superiores aos intervenientes do jogo, provocando com as suas actuações os vários elementos, que muitas vezes como é lógico, e as pessoas não sendo de ferro e tendo direito à indignação, sentem-se lesados e vão nas provocações pois não há maneira de evitar.
Este jogo começou com 1 golo nosso e pouco depois fazemos o 0-2 e muito perto do intervalo sofremos o 1-2, 1ª parte muito competitiva sem qualquer caso.
A 2ª parte tudo mudou, consentimos o empate e perante a dureza dos jogadores de M.Beira que rapidamente chegou à 5ª falta, a partir daí foi um chorrilho de disparates dos árbitros. Expulsa um jogador nosso numa falta que no máximo daria cartão amarelo, o nosso pivot sofre faltas constantes desde empurrões a agarrões, 2 cortes com a mão à frente do árbitro que faz de conta que não viu, expulsando ainda o nosso delegado que não protestou, não gesticulou e nem sequer se levantou. Perante estas injustiças em que nada poderíamos fazer dificilmente conseguiriamos ganhar pelo que o resultado ficou em 4-3 perante os atropelos às leis do jogo com o consentimento da dupla de arbitragem. Um dos árbitros tem a idade de alguns dos jogadores e o outro tem-nos prejudicado sistematicamente seja em que escalão a nossa equipa jogue, pois já este anos fomos muito prejudicados, nos jogos de Juniores e Iniciados em Lamego. Exigimos respeito pelos nossos jovens tal como nos exigem a nós.

CASA BENFICA VISEU: Jorge, Rafael, Fábio Lourenço, Paulo Cruz, Zé Rui, F.Miguel, Fábio, Socas, Marco, Joel e Ricardo.
MARCADORES: Rafael-2, Paulo Cruz 

INICIADOS 12ª Jornada: ABC Nelas, 7 - CASA BENFICA VISEU, 0

Mais um jogo deste campeonato e neste caso será de dizer "mais uma derrota", que apesar de já ser esperada, pois estávamos a jogar contra o 1º classificado, ainda invicto no campeonato, não deixa de ser uma derrota....e ninguém fica satisfeito quando isto acontece, e como nós não somos nem mais nem menos que "ninguém", também não ficámos! Em relação ao jogo, a história é breve, embora tenhamos feito uma boa 1ª parte, pois a excelente equipa do ABC, apenas conseguiu marcar aos 10´, numa jogada de contra-ataque de um jogador para o GRedes...e mesmo assim continuou a não ser fácil entrar na nossa defensiva, que quando não dava conta do recado, estava lá o nosso guardião a fazer boas defesas, conseguiram o 2º golo, num auto-golo, mais uma vez numa perda de bola num canto e rapidamente criaram superioridade. A partir daqui, o ABC, deu-nos a posse de bola e esperavam pelos nossos erros, já que os nossos jogadores passaram a arriscar mais um pouco, criando algumas oportunidades, mas continuando a não rematar, ou a demorar muito, quando a oportunidade
acontece...mesmo a terminar a 1º parte, o Sr. Árbitro, no único erro desta dupla durante o encontro, consegue vislumbrar uma grande penalidade na nossa área, quando se encontrava no lado oposto, já que o árbitro que estava do lado do lance em que o nosso jogador "varre"
da área uma bola, deixando-se o jogador do ABC cair, nada marca!? E concretizando esse golo, fomos para o intervalo com uma desvantagem imerecida pelo trabalho que tinhamos feito. Já na 2ª parte entramos mal, com as habituais rotações da equipa, não demos seguimento ao que de bom tínhamos feito no 1º tempo, e consentimos 2 golos de rajada, logo no inicio deste tempo complementar, acabando aí as nossas aspirações a outro resultado, mesmo assim lutámos e tivemos algumas ocasiões para marcar (muito mais que no jogo em casa da 1ª volta), no entanto, ou porque não escolhíamos a opção certa, ou porque o defesa tirava em cima da linha de baliza, a bola teimava em não nos dar uma pequena mas trabalhada alegria de marcarmos e como já diz o ditado, quem não marca sofre e acabámos por sofrer ainda mais 2 golos perto do final do jogo, com a quebra física e anímica da nossa equipa. Como tal, resultado certo, mas que peca por excessivo, arbitragem boa contra uma óptima equipa, que joga em outros patamares e com aspirações lógicas para ser campeão...agora há que levantar a cabeça, trabalhar mais e melhor e conseguir já na próxima jornada um resultado positivo para voltarmos a acreditar nas nossas possibilidades e passar rapidamente esta fase menos boa para trás, eu sei que somos capazes! Vamos acreditar!
 
CASA BENFICA VISEU: Miguel(GR), Bruno Valentim; Rui; Manuel e Miguel Ângelo; João, Francisco, Manuel; Diogo, Bruno Jr., Daniel e Ginho(GR),.
 

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

JUNIORES 8ª Jornada: CASA BENFICA VISEU, 5 - Os Kappas, 5

O pior jogo da nossa equipa que se traduziu pela perca de 2 pontos. Entrando muito mal no jogo, aos 7 segundos já estávamos a perder, defensivamente fomos um desastre nesta 1ª parte, chegando ao intervalo a perder por 0-4, fruto de muitos erros defensivos e pouca eficácia na finalização, pois os postes e G.redes adversário estavam sempre no caminho das bolas. Na 2ª parte o jogo foi de sentido único e após vários falhanços junto à baliza conseguimos reduzir, mas pouco depois num lance de contra-ataque sofremos o 2-5. Não baixando os braços e perante uma equipa muito batalhadora e aguerrida conseguimos o empata e 20 segundos do fim, ainda procurámos marcar o golo da vitória mas já não fomos a tempo. A falta de alguns jogadores importante e ainda durante a 1ª parte mais 1 lesionado não explica tudo, pois dentro do nosso plantel temos jogadores que se estivessem concentrados teriamos com certeza ganho o jogo. Parabéns aos jogadores dos Kappas que poderiam fazer um muito melhor campeonato com os jogadores que têm.

CASA BENFICA VISEU: Jorge, Rafael, Ricardo, F.Miguel, Zé Rui, João, Márcio, Joel, André, Socas, Marco.

MARCADORES: F.Miguel-2, Rafael-2 e Socas.

JUVENIS 9ª Jornada: ABC Nelas, 2 - CASA BENFICA VISEU, 0

Mais uma vez lamentamos a falta de cronometrista, que desvirtua a verdade desportiva, falta muita sensibilidade aos responsáveis pelas nomeações. Quanto ao jogo, duas boas equipas encontraram-se, sendo acima de tudo, num jogo equilibrado, alguns duelos individuais e na finalização que fizeram a diferença. Numa 1ª parte sem muitas ocasiões de golo, o ABC foi feliz ao marcar o seu golo depois de uma desatenção defensiva nossa. Procurámos inverter a situação mas não estavamos muito felizes no jogo ofensivo. Na 2ª parte pressionámos mais, mas sofremos o 2º golo e a partir daí o ABC fechou-se mais e tivemos várias oportunidades que não conseguimos finalizar. Vitória justa do ABC, mas se fosse pela margem minima, coadunava-se mais com o que se passou no jogo.

CASA BENFICA VISEU: Ricardo, Paulo André, João Souto, F.Miguel, Rafael, Carlos, Vitinho, Márcio, Diogo, Zé Henrique, J.P e Miguel.

INICIADOS 11ª Jornada: Casa Benfica Viseu, 1 - Gumirães, 3

Mais um jogo em nossa "casa" e mais uma vez não conseguimos ganhar!? A sina continua, em casa não sabemos lidar com a pressão e até á data o máximo que conseguimos foram 2 empates, ao contrário dos jogos fora, onde já ganhamos 4 vezes...não sou eu que o digo, são os números que são peremptórios e esclarecedores. Merecemos perder o jogo?...pois claro, para mim quem marca e acaba á frente é sempre merecedor da vitória, por isso o se o Gumirães chegou ao final dna frente, é porque é merecedor... agora se me perguntarem se o Gumirães foi superior á CBenfica Viseu? Então eu afirmo com toda a certeza que não!...e porque é que eu assim o afirmo?... Bem para começar oferecemos 2 golos de mão beijada, sendo assim eles tiverem mérito apenas no 3º golo, como tal tinham marcado apenas 1, por outro lado nós tivemos pelo menos 4 flagrantes oportunidades de golo, principalmente na 1º parte, no entanto ou porque o nosso atacante não tinha pontaria afinada, ou porque o defesa deles estava em cima da linha para tirar a bola, o certo é que apenas marcámos 1, ou seja
seria um resultado de 1-1, se calhar mais justo para o que se ia passando, no entanto no futsal não se vive de oportunidades ou justiça, vive-se de eficácia e aí o Gumirães foi sem dúvida muito aproveitador, como tal ganhou!  Sendo mais preciso, a história do jogo resume-se a um golo no primeiro canto que tivemos contra nós, ainda a nossa defesa estava a "dormir" e já no 2º poste sem qualquer marcação um jogador deles só tem que empurrar a bola, isto antes do 1º minuto de jogo...(como é possível, não é verdade?!), não desanimámos, pois tinha-mos muito tempo pela frente, e sempre bem defensivamente com rápidos contra-ataques ou em saídas apoiadas, estivemos por várias vezes perto de marcar, mas só o viemos a conseguir bem perto do final da 1ª parte, após uma boa jogada colectiva, que envolveu toda a equipa que numa triangulação rápida isola o Francisco, que desvia a bola do guardião contrário e faz o empate já mais que merecido, mesmo assim ainda tivemos uma outra oportunidade flagrante mas que infelizmente foi desviada pelo fixo do adversário em cima da linha de golo...nesta altura já tinha-mos rodado quase toda a equipa e nos minutos finais o Gumirães tornou-se mais atrevido, mas sem granes oportunidades, como tal o resultado ao intervalo pecava por escasso para nós... Veio a 2º parte, continuamos a rodar a equipa e mantivemos a atitude mais
defensiva, esperando pelo adversário e rapidamente contra-atacando, só que viríamos a sofrer um duro golpe, quando numa reposição de bola lateral perto da nossa baliza, um jogador nosso faz um passe direitinho para o adversário, que já na área adversária, só tem que perguntar ao GRedes para que lado queria a bola e fez assim o 2º golo, decorriam 6 minutos da 2ª parte, aí sim sentimos o golo e apesar de tentar-mos mexer novamente na equipa, pedir um tempo de desconto para alterar-mos á táctica para pressão alta, os nossos jovens jogadores não mais tiveram a clareza para criar grande perigo ao adversário e começaram a dar espaços na defesa, marcando então o Gumirães o seu 3º golo faltando 4 minutos para o fim e resolvendo aí o jogo. Tentámos ainda na parte final conseguir pelo menos reduzir, mas mais com o coração que com a razão e quando todos não estão em sintonia, não se consegue nada. Propositadamente aínda não falei da arbitragem, que esteve longe de ser boa, isto porque favoreceu o jogo mais físico e agressivo do adversário nunca os penalizando por isso pergunto, que eu saiba, sr. Árbitro, os "tackles" deslizantes podem ser feitos no caso de impedir um remate, ou lateralmente ao jogador adversário por forma a não por em causa a integridade do mesmo...no entanto e quem assistiu ao jogo viu que os jogadores do Gumirães faziam constantemente esse tipo de cortes, muitos deles de frente para o adversário com a sola
bem levantada, pondo em risco essa integridade, e quantas faltas foram marcadas?..pois uma em cada parte...aliás num desses cortes já na parte final, o jogador ainda no chão usa os pés e as mãos para travar a bola e novamente o sr. Árbitro não viu (terá pensado que era novamente um "carrinho" e deixou de olhar com certeza, só pode, pois todos os intervenientes viram, eles não?!), já agora ainda saliento jogo de mãos constante dos adversários que sempre que eram
ultrapassados faziam uso desse elemento que devia estar afastado do jogo (pelo menos é o que dizem as regras) para atrapalharem os nossos jogadores na hora do remate), bem mas valeu a pena pois como em quase todo o jogo os senhores árbitros não viam...e eu tendo em conta este critério mais abrangente (para não lhe chamar outra coisa) começo a ficar preocupado, pois nunca sei o que me vai calhar na rifa, se um árbitro "abrangente", se um "rigoroso", quando eu apenas quero um "correcto" e que aplique as leis do jogo, (que são iguais para todos, não!?). Parabéns aos vencedores e os vencidos têm que continuar a creditar nas suas capacidades, pois dias maus todos têm, e nós já tivemos a nossa quota parte...
 
CASA BENFICA VISEU: Ginho(GR), Bruno Valentim; João; Francisco e Miguel Ângelo; Rui,; Manuel; Diogo, Bruno Jr., Daniel e Miguel(GR),.
Marcador: Francisco

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

JUVENIS 8ª Jornada: CASA BENFICA VISEU, 7 - A A Viseu, 1

 
Mais uma boa vitória dos nossos Juvenis, aliada a uma boa exibição. A AAV vinha de bons resultados e tem jogadores muito rápidos que valoriza ainda mais a nossa vitória. Com uma pressão alta, tentavamos tirar a bola à AAV o mais rápido possivel e tentar finalizar. Foi nesta perspectiva que fomos marcando golos chegando ao intervalo com 4-0. Na 2ª parte demos mais bola ao adversário sem nunca esquecer a baliza contrária e naturalmente fizemos o 5-0. A 7´ do fim a AAV coloca G.Redes avançado, período do jogo que tivemos várias oportunidades, tendo concretizado apenas 2 e já no fim do tempo a AAV, depois de uma perca de bola consegue o golo de honra. Resultado justo, perante uma boa equipa que sempre batalhou. Uma palavra para os nossos jogadores, que jogando em equipa têm exibições meritórias, fazendo bonitas jogadas culminadas com alguns golos de belo efeito.

CASA BENFICA VISEU: Ricardo, Paulo André, João Souto, F.Miguel, Miguel, Carlos, Márcio, Zé Henrique, Alexandre, Rafael, J P, Diogo.
MARCADORES: F.Miguel-2, Márcio-3, João Souto e Rafael

INICIADOS 10ª Jornada: Sever, 1 - CASA BENFICA VISEU, 2

Com este jogo iniciámos esta 2ª volta do campeonato e como já tenho vindo a dizer, estamos a entrar finalmente em patamares competitivos muito mais consistentes, começando a dar fruto o trabalho desenvolvido
até ao fim do ano de 2010, ou seja, primeiro assimilou-se o conteúdo técnico e táctico, depois foi colocado no terreno de jogo a
aprendizagem feita inicialmente sem grandes resultados, pois estávamos á procura do nosso fio de jogo!) e finalmente agora tudo isto começa a produzir resultados práticos, em que já todos sabem o que têm que fazer em campo, como defender no sistema encontrado,como atacar e falta o concretizar melhor ou com mais eficácia as várias oportunidades criadas...em suma contem connosco para o restante campeonato, pois vamos lutar em todos os jogos sempre pela vitória. Quanto ao jogo e tendo em conta o da 1ª volta, o equilíbrio foi o mesmo, o Sever, forte fisicamente (nomeadamente nos seus jogadores fixo e ala esqdº) tentou um pressing mais alto, logo á saída da nossa baliza, mas como desta vez já estávamos prevenidos, conseguimos resolver o problema com colocações de bola nos nossos jogadores mais avançados, que ora com apoio dos alas, ora na jogada de 1*1, tentávamos rapidamente alvejar a baliza contrária, só que inicialmente sem tanta determinação, mas aos poucos fomos assentando o nosso jogo, baseado numa boa defesa e rápidos contra-ataques, tendo conseguido 4 faltas no 1º tempo, resultando de uma delas o nosso 1º golo, num
remate directo do Bruno (pois a barreira estava aberta e o nosso jogador aproveitou para disparar), tendo o Gredes contrário ainda tocando na bola mas sem a eficácia por ele desejada e aos 8m, estávamos na vantagem do marcador. Rodando sempre a equipa, como é nosso hábito, os índices de concentração foram sofrendo alguma instabilidade, mas nada que fizesse perigar muito a nossa baliza até ao intervalo, pois quase sempre de longe eram as tentativas do adversário, já que entrar com a bola controlada ou em tabelinhas estava a ser muito difícil para eles...resultado justo ao intervalo... Na etapa complementar a equipa da casa tentou pressionar mais alto ainda e com posse de bola trocar e rematar no momento certo e nós
tinha-mos só que esperar os erros que com certeza iriam cometer á medida que o tempo passava...no entanto e numa falta de um nosso jogador já na área do GRedes, na tentativa de tirar 1 bola a um adversário, tivemos um penalty contra, que foi exemplarmente convertido, empatando o Sever a 1 golo o encontro. Com muito tempo ainda para jogar, não perdemos a concentração, mantivemos o esquema de jogo planeado e á medida que o Sever ía tentando aparecer com mais homens na frente, nós igualmente tínhamos mais espaço para o contra-ataque, que se não fosse a ineficácia do ultimo passe ou algum excesso de individualismo dos nossos jogadores podíamos ter logo aí resolvido o jogo, no entanto não concretiza-mos e o adversário continuando á procura do golo que lhes desse a vitória, teve também algumas oportunidades que os nossos Gredes não deixaram concretizar e a cerca de 4 minutos do fim em mais um ataque rápido o Miguel Ângelo foge ao seu marcador directo e descaído para a direita remata forte e colocado fazendo o nosso 2ºgolo. O Mais difícil tinha sido conseguido e agora era esperar pelo ataque em massa do adversário, que viria a acontecer, mas que a nossa equipa foi controlando podendo nesta fase ter marcado novamente em ataque rápidos, mas tal não aconteceu e acabámos um pouco empurrados para trás, com alguns livres no minuto final que ainda nos tiraram a respiração. O Jogo acabou e finalmente pudemos dar largas á alegria de termos vencido e principalmente termos feito um bom jogo (mais um!?) contra uma equipa que nos tinha vencido na 1ª fase. Da equipa de arbitragem só tenho a dizer bem (quase que nem se deram por eles e quando acontecia, na minha opinião estiveram sempre correctos, finalmente uma palavra de apreço ao adversário que foi sempre leal e respeitador nas várias acções de jogo, apenas pecando no após jogo quando com falta de fair-play de alguns dos seus jogadores, não quiseram cumprimentar os nossos e abandonaram de imediato o terreno de jogo...acho que não foi bonito e é principalmente nas derrotas que temos que demonstrar o nosso desportivismo, ganhando, perdendo o que interessa é que ninguém se aleijou e se tenham divertido a fazerem o que mais gostam... Uma palavra final de parabéns para os meus abnegados jogadores e claque de apoio, que vá onde for mostra de que massa são feitos e lutam de forma eficaz até ao fim (seja quem for!).
 
CASA BENFICA VISEU: Miguel(GR), Bruno Valentim; João; Francisco e Miguel Ângelo; Rui,; Manuel; Diogo, Bruno Jr., Daniel e Ginho(GR),.
Marcadores: Bruno Valentim e Miguel Ângelo